Pular para o conteúdo

Em busca de um sentido.

24/04/2011

É Páscoa!

E sim, esse é meu cartão para vocês, ilustrado com o famoso coelhinho. Aliás, eu e minha mãe distribuímos esse fofo acima para muitos amigos (ela adora verde, por isso achou ótimo colocar um “Quero cuidar e preservar a vida” nessa cor, acima do coelho). E, sendo Páscoa, lá vêm as piadinhas sobre “o que ovos têm a ver com coelhos” e etc. Não, eu não vou explicar isso, mas vou questionar um pouco mais.

A data da Páscoa tem cunho religioso, sendo principalmente associada à ressurreição de Jesus Cristo (para os cristãos), mas também relembra a liberdade do povo hebreu perante a escravidão no Egito (para os judeus). O fato é que é uma data para celebrar o renascimento, a vitória, o bem acima do mal.

E daí vem a tradição dos ovos de Páscoa, já que ovo simboliza nascimento. Quanto ao coelho, eu imagino que se deve ao fato de ser um animal que se reproduz rápido, e é bem quisto pelas pessoas (fofo). Isso pode soar um tanto quanto banal, mas me perdoem, não sei mesmo se esse é o motivo principal (é o que eu imagino). Se alguém souber de outras teorias históricas, os comentários estão abertos!

Chegando finalmente ao ponto principal, vamos lá com a inevitável crítica à sociedade atual. A Páscoa é vista como simplesmente um feriado que estimula o comércio de chocolates e doces. Além do comércio de peixes (Sexta-feira Santa), é claro. E também há aquela malhação de Judas, que a Pollyanna Donato pode explicar melhor (e questionar também).

Cadê o verdadeiro sentido? Por que é tão difícil chamar sua família, fazer uma oração – ou apenas dizer um “que bom que estamos vivos”, se não for ligado a nenhuma religião – e agradecer, celebrar a união? “Ah, isso é brega.” Quer dizer que, para ser moderno, você precisa ser FRIO, sem sentimentos? Nossa, a que ponto chegamos!

Acho que fui ríspido demais, mas… Alguém precisa ser, às vezes, não acha?

Espero que as pessoas, ao lerem isso, possam pensar um pouco. Eu, inclusive, farei isso. Ah, e FELIZ PÁSCOA! :lol:

***

Em tempo, e já que tocamos no assunto religião: no último sábado, o Papa Bento XVII presidiu a Vigília Pascal no Vaticano.

E, em seu discurso, declarou: “Se o homem fosse somente um produto casual da evolução em algum lugar à margem do universo, sua vida estaria privada de sentido ou seria, inclusive, uma moléstia da natureza. Mas não é assim: a Razão estava no princípio, a Razão criadora, divina.”

Ou seja: afirma que o homem não surgiu por acaso, não é um simples produto casual da evolução. A história do universo não é um jogo de sorte, no qual surgiu em algum momento e em determinado lugar um ser capaz de raciocinar. O Papa afirma que o homem só existe por que há um motivo divino para isso.

Leia a notícia completa aqui.

Então, o que acha? Que fique a reflexão! Nossa, peguei pesado no feriado :P

About these ads
Um Comentário leave one →
  1. Pollyanna Donato Link Permanente
    26/04/2011 10:23 PM

    Amei seu blog! E como você escreve muito bem!
    Olha, já está na lista dos meus blogs preferidos!
    O post, eu gostei sim… obrigada pelo cartão de Páscoa, :D hehe! Ecologia é ótimo.
    Adorei: “(..) Cadê o verdadeiro sentido? Por que é tão difícil chamar sua família, fazer uma oração – ou apenas dizer um “que bom que estamos vivos”, se não for ligado a nenhuma religião – e agradecer, celebrar a união? “Ah, isso é brega.” Quer dizer que, para ser moderno, você precisa ser FRIO, sem sentimentos? Nossa, a que ponto chegamos! (…)!”.
    Mas é, que ponto nós chegamos, estamos sem perceber, virando robôs.

    O amor nunca é e nem será brega!

    Parabéns pelo post e pelo seu interessante blog!

    Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: