Pular para o conteúdo

A arte de pensar “comigo não acontece”

03/05/2011

Nós somos especialistas em questionar, duvidar, cobrar, e até mesmo discutir por causa dos atos e palavras de outras pessoas. Eu, pelo menos, sou. Não me acho o dono da verdade, mas tento mostrar aos outros formas mais simples de resolver as coisas. Por um lado, isso é bom. Principalmente, porque não somos capazes de distinguir quando nós mesmos precisamos que os outros nos digam isso.

Exemplo da vida real: quando vejo alguém tossindo, logo solto um “Vai fazer uma consulta no médico! Credo, até parece que gosta de sofrer!”. Maaaas… Há três semanas, eu estava com uma tosse horrível. Só ontem fui a um médico, e fiquei envergonhado ao constatar que aquilo era algo simples demais para me incomodar por tanto tempo! Hoje, não tenho mais tosse.

“Comigo é diferente.” É o que todos pensam.

Outra coisa, relacionada à mesma situação: eu XINGO quem resolve se automedicar. Sim, e lá fui eu (ainda na primeira semana) tomar meia cartela de comprimidos de amoxicilina (venda proibida sem prescrição médica, mas ainda tinha uma aqui em casa). Resultado: só piorei.

A gente acha que é imune, indestrutível, que as coisas nunca vão acontecer conosco! E aí, quando acontece, agimos de forma diferente da qual aconselhamos os outros a agirem. Isso se chama hipocrisia.

Hipocrisia = quando seus atos contradizem suas palavras (pelo que eu entendo).

Nas aulas de Direito, vez por outra surge o tema “pena de morte” (algum desavisado insiste em trazer isso à tona). Muitos a defendem. Eu, inclusive, em determinados casos. Mas e aí… e se o condenado é seu amigo, seu parente, alguém bastante próximo e íntimo? Aí tudo muda, né?

Pois é, acho que poderíamos começar a pensar um pouco mais antes de dar conselhos. Que tal fazer a pergunta: “E se fosse comigo?”. Com certeza, nossa fala será bem diferente. Pensemos.

Imagem: WeHeartIt

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. 05/06/2011 9:50 PM

    Post muuuuito bom, e concordo! As vezes somos muito hipócritas até ao ponto de pensar que não precisamos de conselhos por pensar ‘comigo não acontece’, mas mesmo assim né…

    Abraços Milton! o/

  2. 05/06/2011 10:55 PM

    e só pra deixar comentado aqui também, ainda falando em hipocrisia, mas fora do contexto ‘comigo não acontece’… (até te falei no twitter), a parte da hipocrisia me fez pensar em pessoas que estão perto de mim (não amigos) e que não mudam por nada e continuam sendo hipócritas. É lamentável isso.
    Aí tbm serve o “E se fosse comigo?”… Ajudaria! (y) hauahauha eu revolts.

    Abraços Milton! o//

  3. Luciana Link Permanente
    15/06/2011 2:50 PM

    Verdade…
    Julgamos as atitudes dos outros, mas nunca nos damos conta que as vezes fizemos igual…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: